5 ganhos da aproximação de empresas com ONGs

Deborah Coutinho Pereira e Isvilaine da Silva Conceição • 13 de julho de 2022

Este conteúdo foi produzido por Deborah Coutinho Pereira e Isvilaine da Silva Conceição 

Em nossa sociedade, é cada vez mais perceptível que a responsabilidade social, econômica e ambiental não é dever apenas um setor da nossa economia, mas sim de todos. Para gerar mudanças expressivas e impactos concretos no nosso país, são muito importantes as conexões intersetoriais, ou seja, a relação do governo com o mundo empresarial e também com as ONGs. 

 

Como já abordamos em textos anteriores, a tendência ESG (ambiental, social e governança) nas empresas têm contribuído para a sua aproximação com o lado social devido ao grande destaque que o assunto tem tido no mercado. O que pouco se fala é que as organizações da sociedade civil são uma ponte certeira para as empresas que querem aumentar o seu alcance e visibilidade no âmbito social. 

 

A seguir, destacamos 5 benefícios da aproximação do segundo e terceiro setores, sob o ponto de vista das empresas

 

1. Experiência com impacto social

As ONGs, desde seu princípio, têm o objetivo de gerar impacto no mundo sem pensar em geração de lucros. Essa forma de trabalho faz com que a empresa enxergue novas realidades e aumente sua percepção sobre como suas escolhas podem impactar a vida de muitas pessoas.

 

2. Agregação de valor à marca 

Ao investirem em causas sociais, as empresas ganham a confiança do consumidor e melhoram sua reputação. Gerando mais empatia e representatividade para a sociedade, principalmente para a nova geração, que está bem conectada ao bem-estar coletivo. Atualmente, com a grande concorrência de mercado, apenas um bom produto/serviço não faz a diferença. Quando a empresa possui diferenciais, o cliente acaba optando por ela. 

 

3. Avanço nas métricas ESG e contribuição com a Agenda 2030

Os fatores ESG são classificados dentro dos aspectos ambientais (conservação do mundo natural), sociais (pessoas) ou de governança (padrões de administração) que se encaixam nas metas da Agenda 2030. Essa mesma agenda foi abraçada pelas ONGs desde seu princípio, e o terceiro setor é fundamental para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas possam ser atingidos no Brasil. 

 

 

4. Incentivos fiscais 

Os incentivos fiscais para empresas que investem em ONGs são boas vantagens que estimulam essa doação. Quando uma empresa doa para uma causa social, ela pode ter uma parte do Imposto de Renda deduzido. Ou seja, em vez de o dinheiro ir diretamente para o governo, uma parte é direcionada para as instituições sociais. Com isso, vários projetos dessas instituições podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados. 

 

5. Engajamento de colaboradores 

Programas de voluntariado corporativo são uma grande oportunidade de as empresas estarem mais próximas de organizações e de aproveitarem a expertise de seus funcionários para apoiar essas ONGs. Dessa forma, é possível intervir positivamente na comunidade e gerar maior identificação e desenvolvimento de competências e habilidades entre seus colaboradores.

 

Citamos aqui apenas cinco exemplos, mas há vários outros benefícios entre a aproximação entre empresas e ONGs. Além do ganho para as empresas, as ONGs passam a ter ainda mais confiabilidade do público e maior alcance de sua causa. Sendo assim, esta conexão é uma via de mão dupla entre os dois setores. Fomentar essas relações é positivo para todos, mas principalmente para o território que será impactado por meio dessa parceria. 



Publicações recentes

Por Instituto Phomenta 10 de dezembro de 2024
No dia 3 de dezembro, a Phomenta realizou um encontro que reuniu mais de 600 inscritos de diversas regiões do Brasil para debater os caminhos do impacto social. O webinar Futuro em Foco: Tendências de 2025 para o Terceiro Setor foi pensado como um espaço de troca, onde integrantes da Phomenta e espectadores discutiram questões urgentes para as organizações da sociedade civil. Mediado por Rodrigo Cavalcante, Aline Santos e Agnes Santos, o evento trouxe à tona tendências que já estão moldando o setor, a partir de temas sugeridos por quem está na linha de frente do impacto social. Além de um panorama geral sobre desafios e oportunidades, foram abordadas questões como mudanças climáticas, envelhecimento populacional e o uso da inteligência artificial, sempre destacando como esses tópicos impactam diretamente a atuação das ONGs. “Nós podemos construir mundos melhores do que este em que estamos”: como se preparar para as mudanças climáticas Os pensamentos de Ailton Krenak guiaram a conversa sobre mudanças climáticas, uma das principais tendências apontadas para 2025. Estamos testemunhando o impacto crescente de eventos extremos e precisamos planejar ações para “adiar o fim do mundo” ou, ao menos, garantir a sustentabilidade das organizações. “Nós falamos muito aqui na Phomenta sobre não dar para prever todos os problemas; a pandemia ninguém previu, por exemplo. As mudanças climáticas até previmos, mas não nessa proporção que está acontecendo. Então é preciso que a gente pense em como seremos mais resilientes, em como a gente lida com os impactos que o planeta vai passar”, comentou Agnes Santos, gerente de metodologia. “Precisaremos mudar nossas estratégias de atuação, não tem jeito. Por exemplo, se a sua organização não trabalha com refugiados climáticos, talvez no futuro precise começar a trabalhar com esse público.” Durante a discussão, foram levantados pontos como a necessidade de repensar práticas organizacionais para responder a cenários de crise, o papel das ONGs na disseminação de informações confiáveis e no engajamento das comunidades, e estratégias para fortalecer redes e parcerias intersetoriais. Envelhecimento populacional e a economia prateada O envelhecimento populacional no Brasil foi outro tema amplamente debatido. Puxado por Aline Santos, o tópico apresentou como esse fenômeno impacta diferentes áreas, desde a saúde até a economia. Com a expectativa de que o país esteja entre os mais envelhecidos do mundo até 2030, surgiram debates sobre inclusão, acessibilidade e a valorização do público 60+. Houve também preocupações sobre o impacto do envelhecimento na dinâmica familiar e nos serviços sociais, além de destacar a necessidade de combater o etarismo e criar projetos que promovam qualidade de vida e integração entre diferentes gerações. “A ideia central dessa tendência é que o futuro é intergeracional. Olhe para como você está construindo a sua equipe, olhe como está desenvolvendo estratégias de comunicação, como está criando estratégias de mobilização, seja de voluntários, doadores ou da população atendida. Conecte as gerações”, reforçou Aline Santos, gerente de operações. Inteligência artificial como ferramenta para o impacto social A inteligência artificial, já discutida no webinar de 2024, permaneceu como um dos temas mais requisitados pelos inscritos. As ONGs queriam saber como usar essa tecnologia para otimizar processos e ampliar o impacto. Foram apresentados exemplos como o uso de chatbots para atendimento, ferramentas de análise de dados para planejamento e estratégias para alcançar novos públicos. Contudo, foi reforçada a importância de garantir que sua aplicação seja ética e acessível, especialmente em contextos sociais mais vulneráveis. Rodrigo Cavalcante, diretor executivo da Phomenta, destacou o papel dos agentes de IA, programas que interagem com o ambiente, coletam e usam dados para realizar tarefas. “Pra mim, esse é um grande ponto que vamos olhar em 2025: a criação desses robôs para operar e fazer coisas pra gente. Pode ser um robô do WhatsApp, um robô que se comunica com doadores ou com os atendidos da organização”, explicou. Confira o webinar na íntegra
Por Instituto Phomenta 9 de dezembro de 2024
A transformação social acontece quando unimos forças e colocamos propósitos em ação. Foi sobre isso que nosso diretor executivo, Rodrigo Cavalcante , abordou durante o podcast Impacto ESG. No encontro, foram compartilhadas histórias, reflexões, desafios e as conquistas de conectar o mundo corporativo ao terceiro setor. Quer saber mais? Confira completo aqui:
Por Instituto Phomenta 22 de novembro de 2024
A rede fortalece organizações em diversas regiões do Brasil, promovendo capacitação e conexão entre lideranças que lutam por justiça social e valorização cultural, para populações negras e indígenas.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta

Share by: