Como estruturar um programa de voluntariado corporativo?

Clarissa Pires | Flávia D’Angelo | Sabrina Vida • 16 de agosto de 2021

As corporações que oferecem programas de voluntariado para seus colaboradores tornam-se importantes agentes de mudança e passam a fazer parte de uma relação de ganha-ganha com outros atores da sociedade.


Para estruturar um programa de voluntariado corporativo, é preciso planejamento estratégico, definição de objetivos e metas, comunicação interna e externa e engajamento dos colaboradores. Neste texto, queremos oferecer dicas e informações para contribuir com programas já existentes e também apoiar as empresas que querem dar início a este processo. Boa leitura!

1. Entenda o porquê e aloque uma equipe responsável para o voluntariado


O primeiro passo para criar um programa de voluntariado corporativo é entender a motivação da empresa. Já sabemos que o voluntariado empresarial gera ganhos para o negócio, mas qual a maior necessidade ou intenção? Melhorar o clima organizacional? Melhorar a marca empregadora? Expandir a cultura e resultados de responsabilidade social? Refletir sobre este ponto e responder a estas perguntas, além de oferecer propósito ao programa e definir seu objetivo, também ajuda a identificar quais áreas da empresa precisam estar envolvidas no planejamento e implementação das ações de voluntariado. 

2. Defina os objetivos de impacto socioambiental


Com quais causas socioambientais a empresa se identifica e quer apoiar? Esta é uma tarefa bastante reflexiva, porém de muita importância. Quanto maior a conexão entre as causas apoiadas e os objetivos do negócio, maiores as chances de se ter um programa duradouro e de sucesso no engajamento dos colaboradores. Neste momento, reflita sobre a missão e visão da empresa, sobre as externalidades geradas (tanto as positivas quanto as negativas) e se informe sobre as causas socioambientais existentes. Para este último, uma sugestão é conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma coleção de 17 metas globais definidas pela ONU para alcançarmos o fim da pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todas as pessoas. No site da Rede Brasil do Pacto Global, você encontra um Guia que orienta como trabalhar com os ODS na sua empresa. 


3. Conheça mais sobre as ONGs


Busque e conheça ONGs que atuam com as causas que a empresa quer apoiar. Se informe sobre existência de ONGs próximas na região ou cidade onde a empresa está inserida, pergunte aos colaboradores quais organizações eles conhecem e indicam, faça buscas no site Mapa das OSCs do IPEA e no site da Phomenta.



Em seguida, agende reuniões e visite as organizações para que você conheça os projetos socioambientais realizados e mapeie oportunidades de ação conjunta. Lembre-se que o trabalho voluntário tem, acima de tudo, uma função social. Por isso, esteja aberto e pratique escuta ativa para entender como a empresa pode fortalecer e ajudar a organização. 


4. Estruture o programa de forma coletiva


Que tal envolver colaboradores na criação e estruturação das ações de voluntariado? Aqui é a velha máxima de que duas pessoas pensam melhor que uma. A construção coletiva é um ótimo caminho para se pensar em ações de voluntariado, pois propicia a troca e geração de ideias e muito se pode usufruir da experiência de colaboradores que já são voluntários. Além disso, envolver colaboradores desde o início aumenta o engajamento e sentimento de pertencimento e ajuda, posteriormente, na divulgação do programa dentro da empresa. 


5. Planeje sua estruturação de voluntariado empresarial


Implementar um programa ou ações de voluntariado é como gerenciar um projeto. Para isso, é preciso planejamento. Liste todas as atividades que devem ser feitas para que a ação ocorra e quantas pessoas precisarão estar envolvidas, monte um cronograma de projeto e tenha um controle do orçamento. Para a definição de data de quando as ações vão ocorrer, considere o calendário da empresa, aproveite datas comemorativas e períodos de baixa de projetos e evite épocas em que agendas dos colaboradores estão mais ocupadas, como período de definição de orçamento, grandes volumes de entregas, auditoria geral. Evite, também, os meses de maior ausência por férias.


6. Comunique e engaje seus voluntários e colaboradores


Invista na comunicação. Os colaboradores só participarão de ações de voluntariado se eles souberem que elas existem e tiverem informações suficientes para entender quando ocorrerá o programa e o que é esperado deles. Faça um bom planejamento da comunicação, utilize os diversos canais internos, faça eventos de lançamento e sessões de perguntas e respostas, convide pessoas individualmente. Divulgue para a empresa toda. Quanto mais pessoas souberem da iniciativa, melhor! 


7. Envolva as lideranças da sua empresa


O envolvimento das lideranças é um fator muito importante para o sucesso do voluntariado empresarial. Para que os colaboradores participem das iniciativas, eles precisam perceber e sentir que isto é aceito, bem visto e incentivado pela liderança em todos os níveis, desde a diretoria até a gestão direta de cada colaborador. Para isso, vale o esforço de se ter uma comunicação específica com os líderes para contar sobre o programa, seus objetivos, seus benefícios e, posteriormente, seus resultados. E os líderes também podem exercer o papel de embaixadores e ajudar na disseminação da cultura do voluntariado corporativo, inspirando as equipes a participar, comentando sobre em reuniões e, principalmente, participando como voluntário.


8. Conte como foi e reconheça os participantes voluntários


Continue investindo na comunicação no pós programa. Compartilhe na empresa que a ação aconteceu e como foi, utilize fotos e depoimentos. Isso ajuda a que outros colaboradores se interessem por este tipo de ação. Reconheça os colaboradores que participaram do programa: esse destaque valoriza a dedicação individual e do time, propicia que os participantes virem referência e embaixadores do voluntariado e que outros colegas os procurem para saber da experiência. Uma dica simples e efetiva é enviar um e-mail para toda a empresa contando sobre a ação e citando o nome dos participantes.


9. Meça resultados e reporte


Se queremos que o voluntariado corporativo gere ganhos para o negócio, além de definir os objetivos a serem alcançados, também é preciso determinar indicadores, medi-los e reportá-los. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação e avaliação com os colaboradores participantes e com as ONGs apoiadas. Compartilhar resultados gera credibilidade para a iniciativa e possibilita que ações continuem a ser implementadas. Além disso, ter informações e dados sobre as ações realizadas ajuda a equipe responsável no melhor entendimento do perfil dos voluntários da empresa e no aperfeiçoamento da gestão do programa de voluntariado.



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