1 - Quem pode participar do programa?
Todos os colaboradores da JNJ Brasil podem participar, independente da cidade onde estejam e do cargo que ocupem. Nossa proposta é formar equipes multidisciplinares, integrando profissionais com experiência em diferentes áreas. Quaisquer áreas de formação acadêmica e atuação são bem-vindas, visto que os desafios também são diversos. Selecionaremos até 72 colaboradores e faremos um match entre as habilidades, experiência e motivação de cada colaborador com as necessidades de cada organização.
2 - Até quando posso me inscrever?
Inscrições prorrogadas até 05/04.
3 - Receberei um e-mail confirmando minha inscrição?
Sim! Assim que você fizer sua inscrição, receberá um email de confirmação. A partir de então, você entrará em nosso processo de seleção. Ao final dele, receberá um e-mail com a devolutiva se foi ou não selecionado para essa edição da maratona.
4 - Minha inscrição garante minha participação?
Não! Uma vez que for encerrado o período de inscrição, faremos uma seleção dos participantes levando em conta a motivação em participar do programa, as habilidades profissionais do colaborador e o desafio das organizações sociais.
5 - Quando será a Maratona?
A Maratona começa em maio e tem uma duração total de 8 semanas.
6 - E onde se realizará? Como funcionará o modelo híbrido?
Teremos 8 equipes de trabalho na Maratona de Aceleração Social 2024. Dessas 8, metade delas (quatro), estarão no regime 100% online. A outra metade atuará no formato híbrido, com a seguinte divisão: 3 equipes em São Paulo e 1 equipe em São José dos Campos.
Importante salientar que para as equipes do formato híbrido, o que as diferenciam do 100% online é que possuírão dois encontros presenciais (uma visita à ONG e um encontro no escritório da J&J). Todo restante acontecerá de forma online.
Sendo assim, os grupos 100% remotos poderão contar com ONGs e voluntários das mais diferentes regiões do país. Já para os grupos do formato híbrido, é obrigatório que estejam sediados em SP ou SJC.
Todos os encontros online ocorrerão na plataforma Zoom.
7 - As inscrições são gratuitas?
Sim. A participação dos colaboradores inscritos é pro-bono (sem custo e voluntária).
8 - É necessário ter tido experiência com voluntariado ou ser especialista em alguma área? Não! Ainda que você não tenha tido experiência com voluntariado, a equipe da Phomenta guiará esse momento para que seja assertivo e proveitoso para todas as partes. Além disso, não é necessário ser especialista, seu conhecimento acumulado será suficiente para explorarmos os desafios e propor soluções junto das ONGs.
9 - Já participei de outra edição da Maratona, faz sentido me inscrever novamente?
Com certeza! Devido ao caráter dinâmico do programa, com novas ONGs e desafios, garantimos que a experiência não será repetitiva. Além disso, você enquanto voluntário veterano, poderá contribuir de forma ainda mais assertiva com o grupo que fará parte.
10 - Qual organização social será minha cliente?
Você saberá a ONG com a qual trabalhará na etapa de Integração do programa.
11 - Quais são os critérios para que uma organização seja a cliente da minha equipe?
Cada organização possui um desafio específico a ser solucionado. Por isso, o match entre cliente e equipe será feito de acordo com o desafio e as competências profissionais dos participantes.
12 - Me inscrevi para participar da Maratona, mas surgiu outro compromisso no horário dos encontros e não poderei mais estar presente durante as reuniões de trabalho semanal. O que tenho que fazer?
Por favor, avisar o quanto antes a equipe da Phomenta (maratonajnj@phomenta.com.br).
13 - Qual o benefício de participar da Maratona?
O objetivo da Maratona de Aceleração Social é que os colaboradores inscritos utilizem seu conhecimento e expertise acumulado para apoiar na solução de desafios de gestão de ONGs.
A atividade não é remunerada, mas voluntários e mentores serão capazes de explorar novos desafios, desenvolver habilidades que os acompanharão pós-maratona, conhecer metodologias inovadoras e sobretudo contribuir para um impacto real e positivo para as comunidades em que estão inseridas as organizações.
14 - E se a equipe não entender o desafio da ONG?
Não se preocupe! Desde o começo do programa, cada equipe é acompanhada por um facilitador ou facilitadora Phomenta, que estará presente em todos os encontros e pode solucionar as dúvidas da equipe a qualquer momento. Além disso, a Phomenta conta com metodologias de inovação social que ajudam a aplicar os conhecimentos de cada profissional nos desafios apresentados pelas organizações.
Feito por nós mesmos 😉