Imprensa e formadores de opinião ganham Guia de Impacto Socioambiental

Instituto Phomenta • 16 de dezembro de 2022

Objetivo é ampliar o conhecimento deste público acerca dos conceitos inerentes ao ecossistema de impacto


O Impact Hub Brasília, o Impact Hub Brasil e a Proativa Comunicação lançaram o Guia de Impacto Socioambiental para a Imprensa. O evento de lançamento, ocorrido em 30/11 de forma on-line e ao vivo no Youtube, contou com uma roda de conversa entre Flávio Resende, jornalista e diretor da Proativa; Juliana Simões, gestora de Comunicação do Impact Hub Brasília; e Ivan Zumalde, diretor da Aupa Jornalismo; com mediação de Camila Oliveira, líder de Comunicação do Impact Hub Brasil.


O objetivo do guia é contextualizar e divulgar conhecimentos e conceitos do ecossistema de impacto para que outros comunicadores possam abordar pautas dessa temática tornando a informação mais assertiva.


Para Flávio Resende, este material é de grande relevância para a agenda de impacto social na comunicação. “Para mim, foi uma honra estar presente nesse projeto. Acredito no poder da comunicação e defendo que é essencial que ela seja uma fonte de inspiração e transformação da sociedade”, comenta.


“Sabemos da importância desse tema e também do papel da imprensa no agendamento de pautas, e é uma pena que ele não tenha, ainda, a atenção que merece por parte da mídia. Queremos incentivar a abertura de mais espaços para dar visibilidade às temáticas de impacto e sustentabilidade de forma mais clara e aprofundada”, defende Juliana Simões.

O Guia de Impacto Socioambiental para jornalistas e comunicadores interessados no tema, está disponível gratuitamente para acesso através do link. Para mais informações, acompanhe as redes sociais e site dos realizadores.


Sobre o Impact Hub Brasília - O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos.

 

SERVIÇO:

Impact Hub Brasília

Site: http://brasilia.impacthub.net/

End.: SGAN 601, Lote H, Edifício Íon, Ala Amarela, sala 54 a 60 - Brasília-DF

Tel.: (61) 3550-8779


Instagram: @impacthubbsb |
https://www.instagram.com/impacthubbsb/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUJW-LX1kDFM51sSLbO2RGQ

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/impacthubbrasilia

Facebook: https://www.facebook.com/ImpactHubBrasilia

Telegram: https://t.me/impacthubrasilia 

Spotify:https://open.spotify.com/show/7dWIfgmkp8lDezYzDpTqqz?si=iCrne3E5SVul58QqjbGIIw 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – IMPACT HUB BRASÍLIA

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Aline Ramos (61 98109-1265)

E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC




Publicações recentes

Por Instituto Phomenta 10 de dezembro de 2024
No dia 3 de dezembro, a Phomenta realizou um encontro que reuniu mais de 600 inscritos de diversas regiões do Brasil para debater os caminhos do impacto social. O webinar Futuro em Foco: Tendências de 2025 para o Terceiro Setor foi pensado como um espaço de troca, onde integrantes da Phomenta e espectadores discutiram questões urgentes para as organizações da sociedade civil. Mediado por Rodrigo Cavalcante, Aline Santos e Agnes Santos, o evento trouxe à tona tendências que já estão moldando o setor, a partir de temas sugeridos por quem está na linha de frente do impacto social. Além de um panorama geral sobre desafios e oportunidades, foram abordadas questões como mudanças climáticas, envelhecimento populacional e o uso da inteligência artificial, sempre destacando como esses tópicos impactam diretamente a atuação das ONGs. “Nós podemos construir mundos melhores do que este em que estamos”: como se preparar para as mudanças climáticas Os pensamentos de Ailton Krenak guiaram a conversa sobre mudanças climáticas, uma das principais tendências apontadas para 2025. Estamos testemunhando o impacto crescente de eventos extremos e precisamos planejar ações para “adiar o fim do mundo” ou, ao menos, garantir a sustentabilidade das organizações. “Nós falamos muito aqui na Phomenta sobre não dar para prever todos os problemas; a pandemia ninguém previu, por exemplo. As mudanças climáticas até previmos, mas não nessa proporção que está acontecendo. Então é preciso que a gente pense em como seremos mais resilientes, em como a gente lida com os impactos que o planeta vai passar”, comentou Agnes Santos, gerente de metodologia. “Precisaremos mudar nossas estratégias de atuação, não tem jeito. Por exemplo, se a sua organização não trabalha com refugiados climáticos, talvez no futuro precise começar a trabalhar com esse público.” Durante a discussão, foram levantados pontos como a necessidade de repensar práticas organizacionais para responder a cenários de crise, o papel das ONGs na disseminação de informações confiáveis e no engajamento das comunidades, e estratégias para fortalecer redes e parcerias intersetoriais. Envelhecimento populacional e a economia prateada O envelhecimento populacional no Brasil foi outro tema amplamente debatido. Puxado por Aline Santos, o tópico apresentou como esse fenômeno impacta diferentes áreas, desde a saúde até a economia. Com a expectativa de que o país esteja entre os mais envelhecidos do mundo até 2030, surgiram debates sobre inclusão, acessibilidade e a valorização do público 60+. Houve também preocupações sobre o impacto do envelhecimento na dinâmica familiar e nos serviços sociais, além de destacar a necessidade de combater o etarismo e criar projetos que promovam qualidade de vida e integração entre diferentes gerações. “A ideia central dessa tendência é que o futuro é intergeracional. Olhe para como você está construindo a sua equipe, olhe como está desenvolvendo estratégias de comunicação, como está criando estratégias de mobilização, seja de voluntários, doadores ou da população atendida. Conecte as gerações”, reforçou Aline Santos, gerente de operações. Inteligência artificial como ferramenta para o impacto social A inteligência artificial, já discutida no webinar de 2024, permaneceu como um dos temas mais requisitados pelos inscritos. As ONGs queriam saber como usar essa tecnologia para otimizar processos e ampliar o impacto. Foram apresentados exemplos como o uso de chatbots para atendimento, ferramentas de análise de dados para planejamento e estratégias para alcançar novos públicos. Contudo, foi reforçada a importância de garantir que sua aplicação seja ética e acessível, especialmente em contextos sociais mais vulneráveis. Rodrigo Cavalcante, diretor executivo da Phomenta, destacou o papel dos agentes de IA, programas que interagem com o ambiente, coletam e usam dados para realizar tarefas. “Pra mim, esse é um grande ponto que vamos olhar em 2025: a criação desses robôs para operar e fazer coisas pra gente. Pode ser um robô do WhatsApp, um robô que se comunica com doadores ou com os atendidos da organização”, explicou. Confira o webinar na íntegra
Por Instituto Phomenta 9 de dezembro de 2024
A transformação social acontece quando unimos forças e colocamos propósitos em ação. Foi sobre isso que nosso diretor executivo, Rodrigo Cavalcante , abordou durante o podcast Impacto ESG. No encontro, foram compartilhadas histórias, reflexões, desafios e as conquistas de conectar o mundo corporativo ao terceiro setor. Quer saber mais? Confira completo aqui:
Por Instituto Phomenta 22 de novembro de 2024
A rede fortalece organizações em diversas regiões do Brasil, promovendo capacitação e conexão entre lideranças que lutam por justiça social e valorização cultural, para populações negras e indígenas.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta

Share by: