O tema da diversidade e inclusão (D&I) tem aparecido cada vez mais nas empresas socialmente responsáveis. A contratação de PCDs, pessoas negras e LGBTQIA+ e outros grupos discriminados é uma das formas de promover diferentes perspectivas e discussões dentro das companhias, além de ser um dos mecanismos utilizados pelos atores privados para a diminuição da desigualdade social.
No entanto, empresas diversas não são aquelas que apenas contratam minorias sociais, mas aquelas que efetivamente incorporam a diversidade em sua cultura organizacional e promovem ações constantes de inclusão social.
O voluntariado corporativo pode ser uma das estratégias utilizadas pelas empresas para engajar seus colaboradores e ampliar seu impacto social. Para além das vantagens mais evidentes de programas de voluntariado empresarial, as ações de voluntariado podem, também, fomentar práticas de D&I dentro das companhias. A seguir, destacamos três pontos que evidenciam a relação entre voluntariado corporativo e D&I.
O voluntariado carrega a diversidade em sua essência
Em um programa de voluntariado corporativo, reúnem-se colaboradores de diferentes áreas e históricos pessoais e profissionais em prol de um objetivo comum: apoiar uma organização social a maximizar o seu impacto positivo na comunidade. Nesses grupos de voluntários, estamos diante de um espaço comum em que todos têm a possibilidade de expressar-se, propor ideias e soluções, debater, sustentar suas próprias opiniões e escutar as dos colegas. É um ambiente de respeito e trocas constantes.
O voluntariado (corporativo ou não) é a representação prática do que há de mais diverso nas ações sociais, pois oferece aos participantes a possibilidade de compartilhar suas visões e experiências com diferentes pessoas: colegas de trabalho, a equipe da ONG e seus beneficiários. Em troca, os voluntários podem conhecer realidades distintas daquelas com as quais estão acostumados.
As organizações sociais que buscam diminuir as desigualdades precisam de apoio
As ONGs que estão na linha de frente do combate à desigualdade social muitas vezes são aquelas que menos recebem apoio e visibilidade. Cabe às empresas inclusivas estruturar programas de voluntariado corporativo que efetivamente fortaleçam essas organizações sociais.
Compreender quais causas a empresa quer apoiar é um dos primeiros passos para construir uma ação de voluntariado bem-sucedida. O ideal é buscar organizações sociais cujo trabalho esteja alinhado aos objetivos de D&I da empresa. Se a companhia está empenhada em fortalecer a contratação de pessoas negras, por que não promover um programa de voluntariado corporativo para apoiar ONGs que lutam contra o racismo, por exemplo?
A mesma linha de raciocínio serve para qualquer outro grupo discriminado que a empresa venha trabalhando para contratar. Há organizações sociais que atuam pela inclusão e apoio de pessoas LGBTQIA+, de pessoas com deficiência, de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, entre tantas outras causas possíveis.
Inclusive, é possível abordar diferentes causas de diversidade em um mesmo programa de voluntariado. Digamos que a empresa tenha possibilidade e interesse em apoiar mais de uma organização social: nesse caso, pode ser enriquecedor selecionar uma ONG representante de cada causa de diversidade, de modo a oferecer uma abordagem ainda mais ampla da D&I ao programa de voluntariado corporativo.
Apoiar organizações sociais que trabalhem com o tema é uma forma de levar as práticas da D&I para além dos limites da empresa.
O voluntariado corporativo pode ser uma estratégia para valorizar colaboradores negros, PCDs, LGBTQIA+, entre outros
O voluntariado corporativo também é um dos mecanismos utilizados pelas equipes de Recursos Humanos para desenvolver diversas habilidades entre os colaboradores das empresas. Entre essas habilidades, destacam-se a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação, a inovação, a criatividade etc.
Programas de voluntariado voltados para o tema da D&I podem ser ferramentas enriquecedoras para desenvolver e valorizar colaboradoras e colaboradores negros, PCDs, LGBTQIA+, entre outros. Cada programa pode ser personalizado segundo os objetivos e interesses da companhia: é possível estruturar uma ação de voluntariado voltada especialmente para um desses públicos dentro da empresa.
Essa é uma das formas de gerar engajamento e identificação entre os colaboradores, que costumam empenhar-se ainda mais nos programas de voluntariado quando se identificam com as causas trabalhadas.
Há uma ampla variedade de possibilidades para se trabalhar com grupos diversos em ações de
voluntariado corporativo: a equipe responsável pela ação pode criar grupos compostos inteiramente por mulheres, dar preferência a pessoas negras e PCDs e garantir que ao menos uma pessoa LGBTQIA+ esteja presente em cada grupo, por exemplo. Esse movimento também garante que as minorias estejam representadas em uma ação que, por si só, é pautada na diversidade e inclusão.
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