Comunicação - minha OSC presente no mundo digital

Phomenta • 22 de novembro de 2018

Você sabia que hoje no Brasil temos mais smartphones que pessoas?

São 220 milhões de smartphones ativos.¹

 

Você sabia que mais da metade da população está presente no Facebook?

Em Julho/2017, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos por mês. E lembra do dado anterior de celulares, 90% do acesso à plataforma é realizada por meio de dispositivos móveis.²Parágrafo Novo

 

Nos últimos anos tivemos uma grande propagação da internet e hoje é um canal fundamental para que empresas possam expor seus produtos, vender e relacionar-se com clientes. O brasileiro passa em média 3h e 40 minutos conectados à internet por dia, se considerarmos apenas os smartphones . Como podemos utilizar esse canal para chegar a essas pessoas?


Aqui na Phomenta ainda vemos muitas Organizações ausentes do mundo digital. Este mundo abre diversas possibilidades para captação de novos doadores, venda de produtos, prestação de contas, divulgação das atividades e voluntariado. Portanto, no século XXI, não dá para a comunicação digital não ser um pilar estratégico das Organizações da Sociedade Civil. 

 

O mundo da comunicação digital é complexo e possui diversos caminhos. Websites responsivos, plataformas de pagamento online e doação, plataformas de crowdfunding [4], estratégias de SEO (ferramenta para ganhar maior visibilidade no sistema de busca do Google. Mais informações na referência [3]) e mais tantos outros. Grande parte dessas ferramentas é gratuita ou possui um valor muito baixo para os primeiros passos.

 

Organizações maiores que possuem orçamento para comunicação, podem contar com uma equipe exclusiva para apoiar as estratégias de marketing digital ou procurar uma agência especializada para realização de Pro Bono – formato de voluntariado em que serviços profissionais são oferecidos de forma gratuita.

Se hoje minha OSC não possui nada, por onde começo?

 

Se não possui nem site e nem Facebook, nossa indicação é começar pelo Facebook, por ser gratuito e demandar menor esforço tanto para criação como para atualização. Abaixo temos algumas dicas para os primeiros passos:


  1. Criar uma página no Facebook de forma gratuita e adicionar todas as informações importantes da Organização, como: telefone e e-mail institucional para contato, atividades realizadas, endereço, breve histórico, fotos e o logo;
  2. Utilize o Facebook como local para contar um pouco das atividades, do dia a dia da Organização e para divulgação de eventos. Manter a frequência nas publicações é muito importante.
  3. Não tem verba para uma equipe exclusiva de comunicação? Divida entre os funcionários as responsabilidades e faça um calendário de postagem mensal, com cada colaborador responsável.

             c. MAIS AJUDA: Como criar uma página no Facebook


   2.   Criar uma página na internet com informações básicas, permitindo que as pessoas que procurarem no Google sua Organização encontre mais dados. Recomendamos o Google Sites e Wix.com;


   3.   Para ter um site com seu nome certo será necessário comprar um domínio, com um custo aproximado de R$40 reais anual;


   4.   Escolha um domínio .org.br específico para organizações sem fins lucrativos, pois gera uma maior credibilidade aos visitantes do site;


   5.   Não se esqueça de testar o site para ser responsivo, ou seja, um site que se ajusta para os dispositivos móveis;


   6.   MAIS AJUDA: Como criar um site no Google Sites

 


Publicações recentes

Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Por Instituto Phomenta 17 de junho de 2025
Em 2015, a Phomenta nasceu com um propósito: ser a ponte entre quem transforma e quem quer transformar. Criada em um apartamento em Campinas, a iniciativa cresceu e hoje fortalece organizações da sociedade civil em todo o Brasil, unindo gestão, inovação e um impacto social que reverbera. Após dez anos de dedicação, agora a iniciativa dá um passo importante - tornar-se um Instituto. Essa transição vai muito além de uma simples mudança de nome; é um reposicionamento que reflete a urgência de aprofundar ainda mais o nosso trabalho. No Brasil, a desigualdade ainda estrutura muitas realidades. Milhares de iniciativas sociais atuam diariamente em territórios vulneráveis, frequentemente com recursos limitados e pouca visibilidade. O investimento social privado, embora essencial, ainda busca caminhos para chegar com mais estratégia e consistência. Diante desse cenário, ser apenas uma ponte já não é suficiente. A estrutura de Instituto amplia e qualifica os esforços que já realizamos. Fortalece a produção de dados e pesquisas sobre o Terceiro Setor — um campo que ainda carece de informação acessível e estratégica —, viabiliza eventos que aproximam os diversos atores sociais e facilita a mobilização de investimentos para quem está na linha de frente. Com essa nova fase, também assumimos o compromisso de promover a descentralização de recursos e oportunidades, ampliando o alcance das nossas ações para que cheguem, com mais consistência, às periferias urbanas e aos interiores do Brasil, onde muitas iniciativas seguem atuando com pouco apoio e enorme potência transformadora.
Por Mariana Moraes 25 de março de 2025
Imagine ter um time de profissionais dedicados a resolver desafios da sua organização social em poucos dias. Essa é a proposta da Maratona de Aceleração Social, promovida pela Johnson & Johnson em parceria com a Phomenta.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta