A Phomenta, parceiro executor da etapa de Capacitação, desempenhou um papel fundamental no 4º edital Futuro Bem Maior. A iniciativa concentra-se no desenvolvimento institucional de organizações de pequenas cidades do Brasil que operam em áreas de alta vulnerabilidade social.
O programa é inovador no ecossistema social, por atingir um público de organizações que geralmente não conseguem acessar editais. Foram priorizados coletivos, organizações formalizadas e pequenas.
A partir do programa,
45 ONGs foram apoiadas em 43 cidades, localizadas em 19 estados do país. São
mais de 200 assessorias individuais e 120 horas de encontros ao vivo divididos nas 3 turmas do programa. A média de
satisfação é de 9,7 e taxa de
presença alcança 96% nas capacitações.
Ao todo, as organizações conquistaram mais de
150 parcerias, estima-se que
91% delas conseguiram pelo menos uma parceria, 84% aumentaram o uso de ferramentas digitais e a captação total foi superior a 2,8 milhões de reais.
“Reconhecemos a importância de intensificar a comunicação com nossos beneficiários após os encontros nos módulos. Observamos aumento na presença de mais famílias na rotina da escola, participando ativamente e contribuindo para a vida escolar de seus filhos. Além disso, nossos parceiros e colaboradores da ONG estão mais presentes e com participação mais efetiva, o que contribuiu para o nosso fortalecimento institucional”, compartilha a Associação Comunitária Terra Sertaneja - Acoterra, de Monte Santo - BA.
Os resultados positivos do Futuro Bem Maior fortalecem a certeza da necessidade de investimento no desenvolvimento das organizações, e não em ações pontuais pequenas nos territórios. Os encontros contribuem com o protagonismo de empreendedores sociais e expandem impactos positivos.
“Esta foi a minha primeira capacitação e, de uma forma leve e agradável, entrei em contato com este conteúdo maravilhoso, me achando já uma empreendedora social. Tenho muito o que aprender e esta formação só me estimulou a continuar buscando informações. Hoje tenho uma visão muito diferente da instituição e na certeza de que estamos no caminho certo”, comentou um participante, de forma anônima.
Feito por nós mesmos 😉