Este comentário, feito por uma participante do Programa Malwee Acelera 2023, resume a iniciativa que encerrou no último dia de novembro.
Após mais de 500 inscrições, o projeto do Instituto Malwee, em parceria com a Phomenta, teve início em abril com uma pré-aceleração de 20 organizações da sociedade civil. A fase inicial, com duração de 6 horas, buscou compreender as forças e oportunidades de mudança nas OSCs, promovendo a geração de soluções para os desafios identificados.
Posteriormente, 10 organizações foram selecionadas para participar de uma metodologia dividida em 4 módulos, focada no fortalecimento da gestão e captação de recursos. Destinado a OSCs formalizadas há no mínimo 2 anos e envolvidas na causa da infância, o Programa de Aceleração contou com organizações de nove cidades: Florianópolis - SC; Feira de Santana - BA; São Paulo - SP; Taquarituba - SP; Jaboatão dos Guararapes - PE; Vitória - ES; Itapecerica da Serra - SP; Curitiba - PR e Rio de Janeiro - RJ.
Durante os 6 meses, os participantes construíram relacionamentos com potenciais parceiros e desenvolveram planos de ação consistentes. Foram 42 horas de formação e mais de 29 assessorias individuais abordando temas importantes para o fortalecimento das instituições, incluindo a produção de um plano de comunicação, entre outros.
Os empreendedores sociais foram incentivados a fomentar a cultura da inovação por meio da criação e implementação de novas ideias. O ciclo culminou no dia 30 de novembro, com as organizações apresentando seus projetos e intervenções a uma banca experiente, concorrendo a prêmios nos valores de 5 e 10 mil reais.
Os resultados do programa refletiram-se em avaliações positivas e mudanças significativas. Das organizações participantes, 33% identificaram aumento no número de doadores, 44% no número de voluntários e 78% estabeleceram ao menos uma parceria. Quando questionados, 100% dos participantes expressaram interesse na continuidade do programa, com uma satisfação média de 9,9 com a metodologia e práticas aplicadas. Com influência do Programa, as organizações desenvolveram iniciativas e estratégias que somadas captaram R$ 1.530.878,31.
“O que mais me marcou nesta edição foi a abertura e senso de pertencimento dos participantes. Desde o primeiro dia, o 'Princípio da Abundância', uma abordagem que nos permite enxergar uns aos outros como colaboradores em um propósito comum, já se fazia presente e permeava a turma. As 10 Organizações Sociais estavam completamente engajadas na formação, possibilitando uma troca genuína de conhecimentos”, comenta Ci Freitas, facilitadora dos encontros. “Senti-me como a 11ª organização ali, compartilhando experiências e prontamente colaborando para solucionar desafios, seja por meio de ferramentas organizacionais ou pela troca de experiências durante as assessorias e momentos informais.”
As OSCs participantes do Programa Malwee Acelera 2023 são um exemplo de colaboração e crescimento coletivo. Através do trabalho conjunto, empreendedores sociais fortaleceram o protagonismo de suas organizações e vislumbram novas oportunidades, contribuindo para o aumento e disseminação de impactos positivos.
“Esperamos que as organizações consigam implementar muito do conteúdo visto durante o programa, levando para suas respectivas instituições e consolidando as mudanças iniciadas. Que possam manter o que foi conquistado até então e expandir parcerias e aprendizados adquiridos nos últimos meses”, comenta Allan Cupertino, gestor de projetos da Phomenta.
Feito por nós mesmos 😉