O papel das brincadeiras no desenvolvimento

Phomenta • 8 de agosto de 2019

 

É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.

 

A partir dos seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento, o contato com os campos de experiência, tornam aqueles que participam da dinâmica protagonistas de seu desenvolvimento. E, é por isso que aqui na Phomenta, implementamos algumas dinâmicas para a facilitação de grupos.

 

Facilitação de grupos

 

Na Phomenta, valorizamos a facilitação de grupos como uma ferramenta poderosa para promover o aprendizado colaborativo. Facilitar um grupo é mais do que apenas organizar atividades; é criar um ambiente onde todos se sintam seguros e encorajados a participar. E, com isso, dinâmicas que envolvem brincadeiras possuem um papel fundamental.

Dicas para facilitação de grupos


  1. Crie um ambiente acolhedor: comece com uma introdução amigável e explique o propósito da atividade.
  2. Estabeleça regras simples: regras claras ajudam a manter o foco e a participação de todos.
  3. Use perguntas abertas: estimule a reflexão e a discussão com perguntas que não tenham respostas certas ou erradas.

 A partir da exploração desses dessas dicas, os integrantes do grupo estimulam a sua imaginação através das brincadeiras. 

Ideias de atividades quebra-gelo

As atividades quebra-gelo são importantes para iniciar uma sessão de facilitação. Elas ajudam a descontrair o grupo e a criar conexões entre os participantes. Veja abaixo as ideias:

  1. Apresentação criativa: peça aos participantes que se apresentem usando um objeto pessoal que tenha significado para eles.
  2. Mapa de conexões: crie um mapa onde cada pessoa indica uma conexão que tem com outra pessoa do grupo, pode ser um interesse comum ou uma experiência compartilhada.
  3. História coletiva: inicie uma história e peça para que cada participante adicione uma frase, construindo uma narrativa coletiva.


 As brincadeiras e atividades em grupo não são apenas divertidas, mas também essenciais para o desenvolvimento integral das crianças e adultos. Na Phomenta, acreditamos que a facilitação eficaz e as atividades interativas são fundamentais para promover um aprendizado significativo e colaborativo.



Este artigo foi redigido por  SPES Infantil – Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo e atualizado pela equipe Phomenta em 22/05/24.

 


Publicações recentes

Por Mariana Moraes 16 de dezembro de 2025
Webinar do Instituto Phomenta apresenta as principais tendências para o Terceiro Setor em 2026, como tecnologia, confiança, saúde mental e financiamento.
Por Mariana Moraes 6 de outubro de 2025
Voluntariado que faz a diferença: veja como a 3ª edição do Programa de Aceleração Social fortaleceu ONGs e transformou a experiência dos voluntários.
Por Mariana Moraes 1 de julho de 2025
O Instituto Bancorbrás, em parceria com a Phomenta, criou a Jornada de Inovação Bancorbrás Social — uma iniciativa gratuita que apoiou organizações sociais de diferentes regiões do Brasil a desenvolverem ideias de turismo sustentável e comunitário.
Ver mais publicações

Fale com a Phomenta